terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Momento Clássicos #11 – Orgulho e Preconceito

Sabe aquele livrão de romance, quase uma novela das nove, mas sem a chatice do mimimi? De forma bem resumida, é assim que eu definiria esse livro de Jane Austen.
Sempre tive vontade de ler a autora, mas, pelo tamanho de seus livros e por se tratarem de romances históricos sempre fui adiando, pois tinha certeza que não iria gostar.

Mas resolvi que já estava mais do que na hora de dar uma chance à leitura e não me arrependi... O que é a escrita da Jane Austen?
Sim é um romance, sim existe um caso de amor conflituoso que vai se desenrolando ao longo da trama, ocorrem situações contra esse amor que precisa superar obstáculos, no caso “muitos orgulhos e preconceitos”, mas ela consegue transformar esses clichês em algo muito maior.
Ela não escreve uma simples história de amor, ela escreve, de forma um pouco velada por conta da época, uma crítica social e de gênero muito interessante, focada principalmente nas personagens da mãe, das irmãs e da futura sogra da personagem principal, Liz Benet.
Já sua personagem principal (e pelo que pude entender, sempre são mulheres) é de uma força, de uma genialidade pouco vista e pouco retratada nos personagens femininos da época (e também em muitos romances contemporâneos).
E sobre o personagem principal masculino, sério, se você se apaixonou pelo perturbado do Gray, é porque você não conhecia o Mr. Darcy.
Super recomendo a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário