quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Momento Clássicos #10 – Mrs. Dalloway

Foi com a certeza de que preciso ao menos uma releitura para compreender a totalidade da obra que terminei Mrs. Dalloway da Virgínia Woolf no ano passado (em outubro).
Preciso destacar essa edição maravilhosa da Cosac com capa dura, tamanho de letra bacana, com fotos da Virgínia, posfácios, sugestões de leitura, pertencente a coleção Mulheres Modernistas.
Mrs. Dalloway é um clássico e consta em duas das minhas listas de desafios literários. Demorei um tempo pra começar a ler e como disse anteriormente acho que são necessárias releituras para compreender tudo o que ela quis passar. Por mais que eu tenha feito uma leitura calma e lenta e tenha feito muitas marcações, ainda acredito que deixei passar muita coisa.
“Mrs. Dalloway disse que ela mesma iria comprar as flores”, vai contar um dia na vida da Clarissa Dalloway. O começo da narrativa e até o leitor se encontrar, pra mim, foi muito confuso, pois trata-se de um fluxo de consciência. Até Mrs. Dalloway chegar à floricultura você já conhece muitos personagens, suas características e o que os personagens evocam nela.
Você precisa acompanhar e até se encontrar é um pouco difícil.
O livro vai retratar uma Londres do anos 20, com seus costumes, sua sociedade e sua realeza. Os personagens principais são a Clarissa Dalloway (que eu achei um pouco inconstante, um pouco infeliz, chiliquenta e um pouco fútil demais), casada com Richard Dalloway, personagem que eu gostei muito, ele é apaixonado, educado, constante, um personagem masculino romântico.
Outro personagem é o Peter, um ex-namorado da Clarissa e fica um pouco claro que eles ainda se gostam, mas ele consegue ser mais inconstante do que a Clarissa.
E o outro personagem com grande importância na história é um veterano da primeira guerra, com perturbações mentais e que vai protagonizar uma das cenas mais reflexivas.
O livro tem uma narrativa constante e cheia de detalhes, a escrita, os ambientes e os personagens são muito elegantes. Se você quer se aventurar com Virgínia, alerto que não é uma leitura fácil, mas com certeza é muito recompensadora.

Título: Mrs. Dalloway
Autor: Virgínia Woolf
Editora: Cosac Naify
N. de páginas: 224
Nota: 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário